A Grosseria Alheia

Tem dia que a gente levanta com o pé esquerdo, né?! Com aquele humor do cão, pronto pra da patada a torto e a direito. Daí vem um infeliz pobre coitado, nos fala algo com o que não concordamos ou nos sentimos injustiçadas e pronto!! Lá se vai a grosseria... e o pobre coitado ainda tem que ouvir algo horrível sem nem ser culpa dele. Pois é, a vida é a assim. Mas hoje não vim contar como eu fui grossa ou foram grosseiros comigo. Vim lembrar a todos um detalhe "básico": amanhã você pode ser o pobre coitado.
Eu sei que é difícil nos controlar quando estamos bravos. É praticamente impossível. E tem situações que pedem, né?! O cara pediu para receber, quase que explicitamente. No entanto, ninguém merece ser saco de nossas frustrações, nem mesmo os causadores das mesmas.

Não é porque não estamos com bom humor que temos que tratar a todos, ou a maioria, como se fossem nossos depósitos de raiva. A nossa raiva tem que ser convertida em algo produtivo, extraída de nós sim, mas não depositada nos outros. Devemos aprender (lição quase impossível) a respirar, nos acalmar, pensar, e ser gentil pra com o outro, mesmo que o outro esteja sendo grosseiro comigo.

Como eu disse lá em cima, o pobre coitado amanhã pode ser nós. Então que não sejamos nós o Grosseiro porque, com o tempo, isso se torna hábito. E, vamos combinar, sempre tem aquela pessoa que ninguém gosta porque sempre que alguém diz "Bom Dia" o outro responde "O que tem de bom?". Não podemos, então, ser ela. E a melhor forma disso não ocorrer e treinarmos a paciência, a gentileza, a sutilize e a educação.

É possível se impor (impor respeito) sem precisar ser grossa. É possível não retribuir uma grosseria sendo paciente e educada. É possível ensinar ao outro como nós podemos ser, não superior, mas mais felizes por não ter que trocar farpas todos os dias. Além disso, a educação e a gentileza são os melhores caminhos para se consiguir algo, por mais difícil que seja atingí-las ou aquilo que nós queremos.

Mesmo que naquele dia nós não consigamos segurar, lembre-se de pedir desculpas depois. Pode ser só uma palavra, mas o verdadeiro arrependimento, ou o simples fato da pessoa saber que você se arrepende de ter dito algo duro para ela já alivia corações, deixa ambientes mais leves e a vida extremamente mais bela!!!

Por isso meu conselho de hoje é simples (e extremamente difícil): seja um poço de educação, paciência e gentileza. Retribua pedras com rosas. Lembre-se: você colhe o que você planta. Plante "pedras" e terás "pedras" em retorno. Plante rosas e receberás rosas. Essa lei, por mais comum e clichê que parece, é a maior lei da vida e que rege a Natureza, queriam vocês acreditar nisso ou não. Por fim, não sejma o grosseiro alheio nem formetem a grosseria alheia. Deixa morrer em ti. Isso, com certeza, com o tempo, a libertará!

Postar um comentário

Após o miado, deixe seu recado........
**Fran te arranha** Miaaaaaaaaauh

Top 3

Seguidores

  © O Fantástico mundo da Fran!

Design by Emporium Digital