O Aborto

Semana passada, voltando do almoço, os guris do meu estágio começaram a discutir sobre a legalização do aborto. Geralmente eu fico quieta quando esse tema entra "em pauta" e isso não foi diferente na discussão em questão. Mas desde aquele dia comecei a repensar sobre o tema, não mudando a minha visão sobre o mesmo (que é extremamente bem consolidade desde que eu me entendo por gente), mas sobre as razões de eu ter essa opinião tão fortemente formada sobre o aborto. Resolvi, então, compartilhar com vocês.
Antes de mais nada, eu sei que é um tema extremamente polêmico. Por isso gostaria já de salientar e deixar bem claro que é a minha opinião, formada em bases sólidas e crenças muito antigas dentro de mim, uma opinião que não adianta discutir, eu não vou mudar. Só vim aqui expressar a pobre coitada (da opinião) porque sempre que tem essas discussões eu me abstenho (já que sou irredutível nesse ponto). Dito isso, vamos as explicações.
Primeiro, eu gostaria de ressaltar que há três tipos diferentes de posição em relação a esse (e 90% dos assuntos que começam com a palavra legalização): a opinião em relação a pessoa, ou seja, no caso do aborto, se a pessoa faria ou não um aborto; a opinião em relação aos outros, ou seja, se você acha certo ou não os outros fazerem o aborto; e a opinião em relação a postura do governo, ou seja, legalizar ou não o aborto. Eu sou contra o aborto em todas as 3 situações, mas por motivos diferentes.
Em relação a mim: eu nunca faria um aborto. Nunca mesmo. Nem uso ou usaria método contraceptivo que eu considere abortivo (como a pílula do dia seguinte e o DIU). Nem em caso de estupro (sei que falar é fácil, mas quanto a isso eu tenho muito certo e decido em mim). Se a minha vida corre risco, eu analiso a situação. Se o bebê já está morto (morte cerebral do feto), eu não sei o que faria, mas provavelmente não abortaria também.
Em relação aos outros: eu considero o aborto um crime. Um homicídio doloso. Baseada na minha religião, e depois de muito pensar no assunto, eu acredito que há vida a partir da concepção do óvulo, quando se forma o zigoto mesmo. Aquele bando de células, para mim, já é vida. Qualquer processo que impeça o zigoto de se desenvolver, eu já considero um processo abortivo (como é o caso do DIU e da pílula do dia seguinte). Quando você aborta, você impede que uma vida se forme completamente; você está matando aquela vida dentro de você. Por mais que seja o seu corpo, não é a sua vida. E isso, para mim, faz toda a diferença.
Nos seriados americanos que vejo, sempre que alguém descobre que está grávida tem como reação "primária" a dúvida "ter ou não ter". Eu acho isso um absurdo. Você está grávida, não tem que ter opções quanto a isso. Se não quisesse, se prevenisse. Se você fez tudo o que estava a seu alcance, é porque era para você estar grávida. Se não fez, arque com as consequências. É muito simples e fácil fugir da raia quando o bicho pega. E mesmo que não for fugir da raia, é uma vida que você ta matando ali. Me desculpem os "pró-controle-de-natalidade", eu sou terminamente contra uma pessoa abortar. Isso é uma concepção incabível. Não há justificativa para tal fato.
Minto, há. Como a criança de 9 anos que engravidou do fdp do padrastro. Nesses casos eu fico quieta. Concordo 100% com o aborto. Em caso de estupro... bem, é um tema muito mais complicado. Não sou contra nem a favor nesse caso. Como já disse, eu não faria, mas entendo o porque da pessoa fazer, não concordo, mas entendo. Em casos "especiais" eu também concordo. Mas simplesmente por não querer ter o filho, ah, não... não quisesse ter fique em abstinência!
Em relação ao governo: o fato de eu ser contra outras pessoas poderem abortar não afeta a minha opinião nesse tópico, de verdade. Mesmo se eu morasse nos EUA, ao descobrir que estou grávida, eu não vou pensar se vou ter ou não. Então a legalização não tem nada a ver com o fato de eu se contra o aborto para os outos. Sou contra a legalização aqui no Brasil por falta de educação. Não educação escolar (que falta também), mas educação sexual mesmo. Se o aborto for legalizado, muita, muuuuuuuuita gente vai deixar de ter a pouca preocupação que ainda se tem em relação ao sexo. O pensamento geral do povão vai ser: se eu engravidar, posso abortar pelo SUS mesmo...
No Brasil nós não temos educação sexual. Tanto que a camisinha é dada pelo SUS e 70% das pessoas não usam (porque não gostam). Imagine se nesse cenário se acrescesse o aborto legalizado pelo SUS?
Ta, muitos vão dizer "mas o SUS é que acaba atendendo as que vão fazer aborto nas clínicas ilegais..."
Concordo que há casos assim, e muitos. Mas no Brasil a grande maioria de mulheres que abortam são as de classe média a alta. E essas pessoas geralmente não vão em clínicas de fundo de quintal. Então, não, não acho que seja vantajoso para o estado assumir essa responsabilidade. As consequências seriam absurdamente ruins.
Vale lembrar que a pílula do dia seguinte, uma bomba hormonal, que deve ser tomada no mínimo duas vezes por ano (tem gente que fala que é duas vezes na vida), tem milhares de pessoas que tomam duas, três vezes por mês!!! Imagine se fosse o aborto?? As consequencias fisiológicas de um aborto são inenarráveis!!! Mesmo por um procedimento num hospital realmente hospital, pelo SUS.


Eu sei que existem situações e situações, casos e casos. Como disse um poeta famoso, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Mas, como já disse, para as três posições eu sou terminantemente contra o aborto. Só em casos beeem específicos e extremos (como o da guria de 9 anos) que eu sou a favor.
A sua opinião pode ser diferente ou pode ser a mesma por razões diferentes. E eu sei que discutir isso não vai levar a lugar nenhum, mas como desde semana passada estava com isso na cabeça, fiquei com vontade de compartilhar.
Agora, depois de ler tudo isso, tire suas próprias conclusões, tanto sobre o aborto quanto sobre mim. Quanto ao aborto, já disse tudo o que queria. Quanto a mim, só posso dizer que a vida, para mim, é sagrada.  Principalmente a humana.


P.S. As imagens contidas nesse post não são de minha autoria e nenhum desses gatos é a Fran. Todas foram encontradas pelo Google.

Postar um comentário

Após o miado, deixe seu recado........
**Fran te arranha** Miaaaaaaaaauh

Top 3

Seguidores

  © O Fantástico mundo da Fran!

Design by Emporium Digital